Há quem já saiba. Há quem já tenha ouvido falar. Há quem fique agora a saber.
Eu, Ana, já estiva na China.
Por isso vou relatar um bocadinho o que se passou por terras estrangeiras, onde praticamente morri à fome e só não vomitei no meio de um restaurante com cheiro a morto porque tive vergonha na cara.
Tirando isto, há que referir o trânsito: ia sendo atropelada por uma bicicleta numa passadeira. Lá ninguém liga a semáforos e param mais depressa quando vêem um carro do que uma pessoa a atravessar a rua. Não fosse eu uma pessoa saudável e morreria de ataque cardíaco a ver a condução deles.
Mais...
Aspectos negativos acho que foram só estes. Quer dizer, ver mulheres com uma "selva" debaixo dos braços é bom? Pensando melhor ainda havia este aspecto negativo a referir.
Partes positivas agora: McDonald's!!! Siiiiim, o que deveria existir cá, existe lá. Passei a adorar os chineses. Têm o "serviço ao domicílio" dos hambúrgueres... Óptimo, fantástico, maravilhoso! Quanto aos hambúrgueres... Esses eram... Hum... Divinos! Se eram de rato, gato, cão ou até de um ser humano, não sei. Só sei que não tinham espinhas e se não fossem os dois hambúrgueres que comi em 15 dias teria feito o meu funeral na terra do Mao Tsé-tung.
Ora que mais posso referir... A Muralha. A grande Muralha. A maravilhosa Muralha. A que eu subi no pico do calor, com 40 graus, às quatro da tarde. Oito da manhã cá, ligo eu para o meu homem e digo: "consegui!! Nem acredito que consegui chegar ao fim!" (Para quem não sabe, a muralha está "dividida", havendo partes "fechadas", ou seja, alguns quilómetros de extensão e depois temos que voltar para trás.) Eu, moi même, fui a única mulher do grupo a aguentar até ao fim. Suor, muito calor, sede,... mas muita alegria por ter conseguido!
Para além da Muralha, tem o Templo do Céu. Coisa fantástica, onde fiz tai-chi e onde vi realmente a cultura chinesa.
Noite? A noite acaba à uma da manhã. Muito deprimente, diria eu. Muito mesmo. Eu, mais uma vez, lá fui. A "noite" de lá equipara-se a uma na Ribeira do Porto. Mas com muito mais luz e muuuuito menos álcool.
As pessoas? Do mais humilde que há. Adorei, adorei, adorei. E fizeram uma coisa que eu nunca pensei... E que cá era impensável. Vai a minha reputação "por água abaixo" neste momento, mas tenho que contar isto. Estava eu e uma amiga minha, as portuguesas de lá, rodeadas de chinesas, num museu. E eu? Dei uma valente cabeçada no vidro do elevador. Resultado? Tal como vocês neste momento estão a fazer, comecei-me a rir, assim como a minha amiga! E os chineses? NADA!! Olharam para mim com um ar de "hum, magoaste-te?", mas foram incapazes de se rirem da minha (triste) figura! (Ainda hoje me rio da cabeçada...)
Pronto, acho que está o resumo feito. Fiz figuras, emagreci 5 kilos e conheci um povo fantástico! São mesmo fofos (alguns) chineses! E a Muralha? Eu estive lá!! E orgulho-me disso!
E deixo aqui um vídeo para que vocês possam ver a "Nita na China".
Quem gostar, gosta... Se não gostarem, paciência! A aventura foi minha e foi...
2 comentários:
pimeira a komentar, ixto e k e kategoria =p
eu ja sabia dexta aventura , xei k a menina gxtou mt=)e fiko felix po ixo=)
beijinho grande
sempre que vejo este vídeo...coiso...:s
não sei explicar...é algo...MUITO BOM!! lembro-me de alguns momentos bons pelo MSN...enfim...
és aquela base ;)
Bjinhu
Enviar um comentário